3G, 4G, 4,5G e 5G ? Entenda o que significa cada sigla


Muito simplesmente, o "G" significa Geração, como na próxima geração de tecnologias sem fio. Cada geração é supostamente mais rápida, mais segura e mais confiável. O fator de confiabilidade é o obstáculo mais difícil de superar. O 1G não foi usado para identificar a tecnologia sem fio até que o 2G, ou a segunda geração, fosse lançado.

Esse foi um grande salto na tecnologia quando as redes sem fio passaram de analógicas para digitais. É tudo para cima a partir daí. O 3G veio e ofereceu velocidades de transferência de dados mais rápidas, pelo menos 200 kilobits por segundo, para uso multimídia e foi um padrão de longo tempo para transmissões sem fio, independentemente do que você ouviu em todos os comerciais quando eles disseram que você estava recebendo uma conexão 4G .

Ainda é um desafio conseguir uma conexão 4G real, que promete mais de 1Gps, Gigabit por segundo, taxa de transferência se você estiver parado e em um local perfeito. O 4G LTE chega muito perto de fechar essa lacuna. O verdadeiro 4G em uma ampla disseminação pode não estar disponível até a próxima geração chegar. 5G?

Quais são os padrões dos G's


Cada uma das Gerações tem padrões que devem ser cumpridos para oficialmente usar a terminologia G. Esses padrões são definidos, você sabe, aquelas pessoas que estabelecem padrões. Os próprios padrões são bastante confusos, mas os anunciantes sabem como manipulá-los. Vou tentar simplificar um pouco os termos.

1G - Um termo nunca muito usado até que o 2G estivesse disponível. Esta foi a primeira geração de tecnologia de telefonia celular. Telefonemas simples eram tudo o que era capaz de fazer.

2G - A segunda geração de transmissão de celular. Mais alguns recursos foram adicionados ao menu, como mensagens de texto simples.

3G - Esta geração definiu os padrões para a maioria da tecnologia sem fio que conhecemos e amamos. Navegação na Web, e-mail, download de vídeos, compartilhamento de imagens e outras tecnologias de smartphones foram introduzidas na terceira geração. O 3G deve ser capaz de lidar com cerca de 2 Megabits por segundo.

4G - A velocidade e os padrões desta tecnologia sem fio precisam ser de pelo menos 100 Megabits por segundo e até 1 Gigabit por segundo para passar como 4G. Ele também precisa compartilhar os recursos de rede para suportar mais conexões simultâneas na célula. À medida que se desenvolve, o 4G pode ultrapassar a velocidade da conexão de Internet doméstica de banda larga sem fio. Poucos dispositivos eram capazes de acelerar quando a tecnologia foi lançada pela primeira vez. A cobertura do verdadeiro 4G foi limitada a grandes áreas metropolitanas. Fora das áreas cobertas, os telefones 4G regrediram para os padrões 3G. Quando o 4G se tornou disponível, foi um pouco mais rápido que o 3G. 4G não é o mesmo que 4G LTE, que está muito próximo de cumprir os critérios dos padrões.

As principais redes sem fio não estavam mentindo para ninguém quando o 4G foi lançado, elas simplesmente aumentaram um pouco a verdade. Um telefone 4G tinha que cumprir os padrões, mas era difícil encontrar os recursos de rede para atender ao verdadeiro padrão. Você estava comprando dispositivos com capacidade 4G antes que as redes fossem capazes de entregar o verdadeiro 4G ao dispositivo. Seu cérebro sabe que 4G é mais rápido que 3G, então você paga o preço pela velocidade extra. Marketing 101. O mesmo provavelmente será verdade quando o 5G chegar aos mercados.

4G LTE - Long Term Evolution - LTE soa melhor. Essa palavra de ordem é uma versão do 4G que é a mais recente tecnologia anunciada e está chegando muito perto das velocidades necessárias à medida que os padrões são definidos. Quando você começar a ouvir sobre o LTE Advanced, falaremos sobre a verdadeira tecnologia sem fio de quarta geração, porque eles são os únicos dois formatos realizados pela International Telecommunications Union como True 4G neste momento. Mas esqueça isso porque o 5G chegará em breve a um telefone perto de você. Depois, há o XLTE, que é um carregador de largura de banda com um mínimo de dobro da largura de banda do 4G LTE e está disponível em qualquer lugar onde o espectro da AWS é iniciado.

A Verizon , a T-Mobile e a Sprint avançaram para a tecnologia LTE, com cada operadora adicionando sua própria combinação de tecnologias sem fio, incluindo XLTE, para aprimorar o espectro.

5G - Há rumores de que o 5G está sendo testado, embora as especificações do 5G não tenham sido formalmente esclarecidas. Podemos esperar que a nova tecnologia seja lançada por volta de 2020, mas neste mundo acelerado provavelmente será muito mais cedo do que isso. Parece um longo caminho longe, mas o tempo voa e assim será 5G a velocidades de 1-10Gbps.